segunda-feira, 24 de agosto de 2009

E o Desemprego continua a subir…

Mais um mês que se passou e o desemprego continua a subir no distrito de Braga, atingindo já perto das 51 mil pessoas inscritas nos centros de emprego, no final do mês de Julho. Há um mês atrás escrevíamos que o desemprego contínua a subir de forma significativa em concelhos como Guimarães, Braga, V. N. Famalicão e Barcelos. “As estatísticas divulgadas ontem pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) revelam que, no final de Julho, estavam inscritos nos centros de emprego 50.833 desempregados, mais 12.421 que no mesmo mês do ano passado.” Esta tendência de subida, que já tem mais de 12 meses, afecta mais a região Norte, com valores superiores a 10% de desemprego já no primeiro trimestre deste ano. É de salientar, que das 22 mil pessoas que se inscreveram como desempregados na região norte, durante o mês de Julho, 7248 foram por terem terminado os seus contratos de trabalho a termo e mais 4565 por terem sido despedidas das suas empresas. A perspectiva continua a ser de subida do desemprego nos restantes meses deste ano porque os poucos investimentos que estão a ocorrer na região é na abertura de novos espaços comerciais e a indicação de que muitas empresas ainda vão continuar a despedir até ao final do ano.
Infelizmente, algumas medidas propostas no inicio da crise ainda não foram realizadas, como é o caso do “Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego”, anunciado em Dezembro de 2008 e só é previsto estar disponível a partir de meados de Setembro.
Por isto, o MEP defende "um estado renovado, centrado no serviço ao cidadão, capaz de cultivar a proximidade, de garantir dignidade de vida a todos os portugueses e de assumir com determinação as funções de soberania". Em suma, um estado mais eficiente!

Sem comentários: