sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Orçamentos

No orçamento de estado para 2010 o valor do PIDDAC, para o distrito de Braga, é de 31,5 milhões de euros, uma redução de quase 70% de 2009 para este ano. Se compararmos com os 62 milhões de euros de 2008 a redução é ainda de 50%.

Perante o descalabro das contas públicas, com um deficit de 9,3% do PIB, compreende-se uma redução das verbas, mas de 70%? Se verificamos que a média nacional é uma redução de 31% porquê 70% neste distrito?

Por outro lado, se considerarmos que o Instituto de Nanotecnologia, com 15 milhões, e a Fundação Capital Europeia da Cultura de Guimarães, com 5 milhões, ficam com dois terços da verba então o que sobra para os restantes projectos é muito pouco.

Esta é uma das razões para que três concelhos não recebam qualquer verba, Amares, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde. No caso da Póvoa de Lanhoso já vai em mais de três anos consecutivos sem apoio.

As verbas do PIDDAC deveriam servir para um desenvolvimento equilibrado do país, através de receitas que permitam a execução de projectos nas regiões mais desfavorecidas, o que infelizmente não se confirma com os valores deste ano.

Sem comentários: