quarta-feira, 22 de julho de 2009
Ano Europeu para a Criatividade e Inovação
Ao declarar 2009 o Ano Europeu para a Criatividade e Inovação, a União Europeia reconhece a importância destas competências para o progresso e simultâneo sucesso de uma sociedade nas suas mais variadas esferas.
Na difícil e árdua época que atravessamos, este tema adquire um sentido ainda mais premente. De facto torna-se imprescindível que cada indivíduo se dote de um maior leque de competências para ultrapassar as dificuldades sociais e económicas, através da aposta na capacidade de inovação, directamente proporcional à criatividade, num constante desafio.
Esta iniciativa da União Europeia centrada na acção implica a Aprendizagem de novas competências, aptidões e atitudes ao Longo da Vida num espírito de iniciativa, característica intrínseca desta nova era. De um modo cada vez mais evidente, as competências da sociedade contemporânea encontram-se alargadas a novos sectores numa lógica de mutatis mutandi, independentemente da idade e profissão do cidadão.
O Movimento Esperança Portugal acredita que, neste momento crucial, para além da reconhecida importância atribuída à educação, investigação e inovação, desenha-se uma nova tendência de partilha de experiências e de boas práticas, numa combinação de sinergias, ampliando redes e parcerias, que serão inspiradoras e mobilizadoras dos cidadãos europeus, apontando novos caminhos e soluções na construção de pontes para a correcção das desigualdades.
O MEP defende que com a participação activa de diversas entidades e instituições no Ano Europeu para a Criatividade e Inovação promover-se-á uma dinâmica económica e social, que irá ao encontro do desenvolvimento pessoal e interpessoal, contribuindo para formar uma cidadania activa, empreendedora, apostando em que cada indivíduo se ultrapasse e que com os meios essenciais supere os desafios da sociedade contemporânea.
Gina Meleiro
Etiquetas:
criatividade,
inovação
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário