quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Alta velocidade Porto - Vigo: Obras só em 2012

Realizou-se ontem em Braga, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva uma sessão de esclarecimento organizada pela Rede Portuguesa de Alta Velocidade (RAVE) e pela Agência Portuguesa do Ambiente, que teve pouca participação do público em geral.

Foi mais uma oportunidade para a população participar nesta discussão em vez de se abster de intervir, mas ontem a assistência foi muito reduzida o que limitou a discussão aos presidentes das Juntas de Freguesia.

Parece que a discussão está só nas autarquias, através das Câmaras e Juntas de Freguesia, porque as opiniões emitidas na comunicação social e na internet, de vários grupos de cidadãos, não estão a chegar aos promotores do projecto.

Exemplo disso é a afirmação de “Carlos Fernandes disse que a RAVE reuniu com todos os presidentes de câmara antes de entregar o estudo de impacte ambiental à Agência Portuguesa do Ambiente” e não com organizações de cidadãos.

A administração da RAVE estima para meados de 2012 o início da construção da primeira fase do eixo Porto-Vigo, se se confirmar a previsão de lançamento do concurso público em 2010 e a adjudicação no final de 2011. Certo é que, a 29 de Março do próximo ano, a Agência Portuguesa do Ambiente tem que dar o seu parecer final ao estudo de impacte ambiental, documento que se encontra em consulta pública até 13 de Janeiro próximo”.

Relembramos que a data prevista para a entrada em funcionamento desta linha de Alta velocidade é para 2015.

Sem comentários: