quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
A todos um Feliz Natal
As alterações climáticas e a responsabilidade de todos nós
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Famalicão distribui 2.500 cabazes de Esperança neste Natal
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Brinquedos para crianças com deficiência
“No laboratório de robótica, reuniu-se uma dúzia de alunos de electrónica industrial e membros do núcleo estudantil do IEEE, desviamos os robôs para os cantos da sala para caberem as mesas de trabalho, e começamos a abrir brinquedos, transformá-los electronicamente, e adaptá-los por forma a poderem ser usados por estas crianças com relativa facilidade”.
Este projecto é em colaboração com o portal “Ajudas.com”, que recebe brinquedos da Concentra, que serão oferecidos este Natal, após serem devidamente adaptados pelos alunos da UM. Este ano, esperam chegar a mais de 1500 crianças com diferentes níveis de necessidades.
Os brinquedos vão ser entregues às crianças através das instituições que as identificaram, que são a APCG - Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães e a CERCIGUI de Guimarães.
Que este projecto seja um exemplo a seguir por outras Universidades do país.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Alta velocidade Porto - Vigo: Obras só em 2012
Realizou-se ontem em Braga, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva uma sessão de esclarecimento organizada pela Rede Portuguesa de Alta Velocidade (RAVE) e pela Agência Portuguesa do Ambiente, que teve pouca participação do público em geral.
Foi mais uma oportunidade para a população participar nesta discussão em vez de se abster de intervir, mas ontem a assistência foi muito reduzida o que limitou a discussão aos presidentes das Juntas de Freguesia.
Parece que a discussão está só nas autarquias, através das Câmaras e Juntas de Freguesia, porque as opiniões emitidas na comunicação social e na internet, de vários grupos de cidadãos, não estão a chegar aos promotores do projecto.
Exemplo disso é a afirmação de “Carlos Fernandes disse que a RAVE reuniu com todos os presidentes de câmara antes de entregar o estudo de impacte ambiental à Agência Portuguesa do Ambiente” e não com organizações de cidadãos.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
"Do Rendimento Mínimo Garantido ao Contrato de Inserção Social"
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Discussão pública da linha ferroviária de alta velocidade Braga - Valença
Está a decorrer a consulta pública sobre o projecto da linha-férrea de alta velocidade Braga - Valença, que se iniciou em 13 de Novembro e se prolonga até 13 de Janeiro de 2010.
A Agencia Portuguesa do Ambiente é uma das entidades que disponibiliza informação sobre este projecto.
Aconselho a ler esta tomada de posição de Estêvão Portela, que está muito enriquecedora.
domingo, 13 de dezembro de 2009
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
OIKOS em Braga
Foi ontem inaugurada a sede da OIKOS em Braga, a primeira delegação regional desta ONG em Portugal.
O grande objectivo da instituição passa pela sensibilização e cooperação junto das escolas. “Temos cinco anos para incutir os ‘ob
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Casa arrombada, trancas na porta.
Hoje, em Braga, o “Governador civil quer ajuda mais rápida do Governo a empresas viáveis com problemas”.
Esta afirmação surge depois de Fernando Moniz, Governador Civil de Braga, ter reunido com os deputados do PS eleitos por Braga, na semana passada.
Mas porque não reuniu com os outros partidos políticos?
Se relembrarmos que o actual Governador Civil é o mesmo dos últimos quatro anos e que os deputados eleitos pelo PS são os mesmos da anterior legislatura, porque razão só agora acordaram para esta situação?
O Presidente da Associação Industrial do Minho, António Marques, afirma à TSF, que já há um ano que a AIMinho tinha alertado para esta situação. Em Janeiro afirmou que “O Estado tem que pagar a tempo e horas’, ao mesmo tempo que garantiu que os milhões de euros anunciados pelo Governo em vários sistemas de incentivos às PME ‘não estão a chegar às empresas”.
O Presidente da AIMinho estranha que “Quando se critica a sociedade civil e quando cinco entidades o tentaram fazer tendo previamente uma audiência com o governador civil e essa audiência não foi conseguida apenas acho que temos de juntar a força para que o senhor governador civil tenha o sucesso que há muitos meses não tivemos para falar provavelmente falar das mesmas coisas”.
Os indicadores e relatórios de diferentes organizações previam no início deste ano uma crise tremenda, com uma taxa de desemprego elevada e com impacto em todos os sectores da economia, em especial a da construção civil.
Estes dados deviam servir para planear e não para aguardar o que vai acontecer, não pode ser só quando temos mais de 52 mil desempregados na região é que se apresenta um projecto-piloto ao Governo.
Temos de alterar esta cultura de que “só depois de casa assaltada é que se colocam as trancas na porta”!
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Dia Internacional do Voluntário
Destaca-se a iniciativa, organizada pelo Banco Local de Voluntariado de Braga, que vai decorrer na Biblioteca Lúcio Craveiro, a partir das 10 horas, onde diferentes instituições apresentarão os vários projectos que realizaram neste âmbito.
Vão estar presentes as seguintes instituições:
- ACAPO
- Alternativa – Comércio Justo
- Associação de País da EB1 do Fujacal
- Associação de Idosos e Reformados do Centro Histórico de Braga
- Caritas Arquidiocesana de Braga
- Centro Social e Paroquial de Aveleda e de Ferreiros
- CIVITAS
- Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga
- Projecto Homem
- Quercus
No mesmo local, durante a tarde, vai ocorrer um espaço para testemunhos individuais sobre as suas experiências enquanto voluntários.
À noite, a partir das 21 horas, decorrerá um Sarau Cultural, no Parque de Exposições de Braga, organizado pela delegação da Cruz Vermelha.