
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
“Globalização: Algumas questões para o século XXI”

A Fundação Bracara Augusta inicia amanhã, dia 30 de Outubro, pelas 21:30h, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, o seu IX Ciclo de conferências com o tema “O espírito do capitalismo e os direitos da pessoa”.
Nesta conferência será reflectida as causas da actual crise económica, que colocou em dúvida o modelo capitalista.
“Pensou-se, erradamente, que poderia haver um crescimento ilimitado e sem qualquer regulação que teria sustentabilidade económica e financeira. Este modelo (…) gerou grandes desigualdades entre ricos e pobres.”
Terá como conferencistas a Drª Manuela Silva e o Dr. João César das Neves, a moderação é da responsabilidade da Drª Maria Margarida Almeida.
Salienta-se nos oradores que a Manuela Silva assumiu o combate à pobreza como uma das suas causas na presidência da Comissão Justiça e Paz e João César das Neves é um especialista em desenvolvimento económico e da ética económica.
Uma conferência a não perder.
Etiquetas:
Conferência
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
“Apresentação ao MEP”

Etiquetas:
Apresentação MEP
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Um bom exemplo de integração de deficientes

Etiquetas:
Integração
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Desemprego em ascensão.

O nº de desempregados inscritos nos Centros de Emprego do Distrito de Braga, no mês de Setembro, foi divulgado recentemente e confirma-se o continuo aumento de pessoas desempregadas na região.
Na notícia do Correio do Minho, destaca-se que "durante o mês de Setembro o aumento registou-se em todos os concelhos do distrito, com Guimarães a liderar a lista com mais de 13 mil desempregados".
Como se constata no gráfico, que contem os valores do IEFP para o mês de Setembro de cada ano, o valor actual é o mais elevado de sempre e mostra um crescimento demasiado rápido deste ano, mais de 11 mil pessoas nos últimos 12 meses.
Infelizmente as noticias que têm sido publicadas ultimamente indiciam que vai continuar o aumento de desemprego na região, aguarda-se, com expectativa, as medidas que a nova equipa governativa implementará para inverter esta situação.
Deixo como sugestão as propostas do MEP nesta área – Uma nova Agenda Social.
Etiquetas:
Desemprego; Distrito de Braga; IEFP
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Encontro Nacional MEP 2.0

Etiquetas:
MEP 2.0; Futuro
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
O Futuro do Parque Nacional Peneda-Gerês

Etiquetas:
Parque Nacional Peneda-Gerês
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Portugal levantou-se contra a pobreza.

Etiquetas:
Levanta-te e actua; Objectivos do milénio
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Gestão Hospitalar: qual o melhor modelo?
(Foto do Correio do Minho)

Um mês e meio depois de iniciar actividades a parceria público-privada Escala Braga, já são apresentados alguns indicadores de áreas a melhorar no funcionamento do Hospital de S. Marcos, em Braga.
Em entrevista ao Correio do Minho, o novo presidente da Comissão Executiva do Hospital de S. Marcos, Hugo Meireles, afirma que a utilização anterior do bloco operatório era de 40%, com seis mil doentes em lista de espera e que agora o seu objectivo é chegar perto dos 100% de utilização e assim acabar com a lista de espera.
À pergunta se ”É isso que faz a diferença entre uma gestão pública e uma gestão privada?”
A resposta foi “Aquilo que marca a diferença é que, enquanto um hospital do sector público administrativo (SPA) é financiado por dotação orçamental, ou seja, a despesa que realiza é suportada pelo Estado, independentemente daquilo que se faz, na gestão empresarial somos pagos por aquilo que produzimos. Se temos uma despesa que anda entre os 100 e os 120 milhões de euros, temos que produzir o suficiente para cobrir essa despesa. Na maioria dos hospitais públicos e, infelizmente, em alguns EPE (entidade pública empresarial), o que acontece é que, no fim do ano, há défice. Esse défice tem sido acumulado não pagando aos fornecedores.”
Ou seja, quando a gestão é pública não interessa uma gestão correcta e rigorosa porque alguém vai pagar, por isso é que o esforço de melhoria tem de ser de todos e a gestão dos bens públicos tem de ser vista como um serviço para o bem comum.
O MEP no seu programa eleitoral defendia que se devia criar um Programa “Administrar Melhor é Possível”.
A adopção do Programa “Administrar Melhor é Possível” deveria promover a eficiência dos serviços públicos, através de medidas como:
· Criação da função de Provedor do Utente;
· Adopção de um mecanismo de avaliação obrigatório de cada serviço público pelo cidadão que com ele tenha contactado;
· Intervenção de “clientes-mistério”, isto é, funcionários que se apresentem como cidadãos interessados - nos diversos serviços públicos, para diagnóstico e conhecimento real do modo de funcionamento de cada serviço público;
· Instituição de prémios públicos a funcionários que se distingam pela sua competência e eficiência.
Etiquetas:
Gestão Hospitalar,
Hospital S. Marcos
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
“Levanta-te e actua” contra a Pobreza.

Etiquetas:
Levanta-te e actua; Objectivos do milénio
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Nobel da Paz atribuído à política da Esperança

Foi hoje atribuído o Prémio Nobel da Paz a Barack Obama pelos “seus "extraordinários esforços com vista a reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos" foram apontados pelo Comité Nobel para atribuir o prestigiado galardão.
"É muito raro uma personalidade com o perfil de Obama captar a atenção do Mundo e dar ao povo a esperança de um futuro melhor", justificou a mesma fonte acrescentando: "A sua diplomacia assenta na ideia de que os líderes mundiais têm de partilhar os valores e as atitutes da maioria da população mundial".
O Comité Nobel da Noruega atribuiu ainda especial relevância à visão e ao trabalho de Obama em prol da abolição das armas nucleares.”
É com satisfação que vemos a atribuição desta distinção a uma personalidade que tem promovido a Esperança como o factor decisivo para uma sociedade melhor e mais justa.
Como o nosso país seria diferente se esta campanha autárquica, que hoje termina, fosse um momento para perspectivar o futuro de cada Município, se discutissem as ideias e se procurassem soluções para as dificuldades de tantas pessoas.
Todos estaríamos a ganhar no próximo dia 11, se em vez da política de acusações, da falta de respeito e dos ataques pessoais fizessem uma política pela positiva, uma política construtora de Esperança.
O MEP está a concorrer, nestas eleições autárquicas, para a Câmara de Lisboa e para as Assembleias Municipais de Aveiro, Porto e Lisboa com o objectivo de nestes órgãos municipais fazer a diferença pela positiva.
(Esta imagem é do Expresso on line).
Etiquetas:
Nobel da Paz
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
O MEP reuniu-se com a OIKOS

Bernardino Silva, representante para região Norte da OIKOS, foi o convidado do Movimento Esperança Portugal (MEP) para mais uma ronda de encontros com a sociedade civil activa.
Durante o encontro, em que participou Jorge Sousa, cabeça de lista pelo MEP pelo distrito de Braga e diversos militantes do novo partido político, foi dado a conhecer os projectos que a OIKOS, uma organização para o desenvolvimento e cooperação, tem levado a cabo na região de Braga. O destaque vai para os trabalhos de pedagogia, sensibilização e motivação dos alunos das escolas do ensino básico e secundário para os Objectivos do Milénio.
Bernardino Silva apresentou vários projectos que tem acompanhado em África, na América Latina e na Ásia que vão dar meios e instrumentos para devolver às comunidades mais carenciadas um modo de vida digno, como é seu direito.
Uma das áreas que tem pautado a OIKOS, tem sido a transparência nas suas contas, através da publicação do Relatório de Sustentabilidade e de auditorias realizadas por entidades internacionais.
Jorge Sousa aproveitou este encontro para divulgar algumas das propostas que o MEP defende nestas áreas, nomeadamente o reforço de cooperação com as Organizações Não Governamentais e o aumento para 1% da consignação do IRS para IPSS e ONGD, com a criação de um campo de preenchimento obrigatório nas declarações de IRS, de modo a que todos os contribuintes tenham de ponderar essa possibilidade.
O MEP defende o cumprimento do objectivo de 0,7% do PIB em Ajuda pública ao Desenvolvimento, de acordo com o que Portugal assinou no compromisso com os Objectivos do Milénio.
Notícia publicada no Correio do Minho, em 24 de Setembro de 2009.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Iniciativa da Cáritas pretende chegar a quem não pede ajuda

Etiquetas:
10 milhões de Estrelas,
Solidariedade
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
A construir o MEP 2.0
A direcção do MEP considera que a partir de agora deixamos de ser um novo partido e que se antes estávamos prontos para construir Portugal também temos de estar prontos para continuar a construir o partido. A construir o MEP 2.0
Assim, o Movimento Esperança Portugal vai continuar a tarefa de promover a politica da Esperança, uma política pela positiva, assente em quatro pilares:
- Da Exigência e coerência
- Do Exemplo
- Das Pessoas e as suas ligações
- Do Tempo
Infelizmente, os resultados das Eleições Legislativas de 2009 foram uma derrota para o MEP, ao não conseguir atingir os seus objectivos, como a eleição de um deputado ou obter mais de 50 mil votos.
Estes objectivos permitiam obter maior divulgação das nossas ideias e valores, das nossas propostas e também financiamento público.
Para construir o futuro do MEP é preciso a colaboração e empenho de todos na angariação de fundos, para suportar as despesas da campanha e para dar condições de funcionamento nos próximos passos.

MOVIMENTO ESPERANÇA PORTUGAL
NIB 0007 0000 00659783137 23
(BES)IBAN: PT50 0007 0000 0065 9783 1372 3
SWIFT/BIC: BESCPTPL
Contamos contigo, quer com o teu donativo, quer na divulgação desta mensagem junto dos teus amigos, porque acreditamos que Melhor é Possível.
Etiquetas:
MEP 2.0; Futuro
Subscrever:
Mensagens (Atom)